Consulta Valor IPVA 2020

Todos os anos, os proprietários de veículo possuem uma série de impostos que devem ser obrigatoriamente quitados para regularização do veículo. Um dos mais conhecidos é o Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva, também conhecido como IPVA, que é cobrado pelo governo estadual. Devido o excesso de tributos, muitos podem acabar esquecendo de Consultar Valor IPVA 2020. Portanto, quer saber como realizar a consulta IPVA 2020? Leia o artigo abaixo!

Consulta Valor IPVA 2020
Consulta Valor IPVA 2020

IPVA 2020

Como já sabemos, o IPVA é um imposto automotivo cobrado anualmente, e caso não seja pago, o motorista poderá sofrer algumas penalizações. Como por exemplo:

  • Multas;
  • Apreensão da CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
  • Apreensão do veículo.

Para que isso não aconteça, você deve se programa e realizar a consulta valor IPVA 2020 para então, saber qual a quantia deverá separar para a quitação desta taxa. Confira mais sobre o imposto abaixo.

Como Consulta Valor IPVA 2020

Com a informatização, a consulta valor IPVA 2020 pode ser realizada em dentro de poucos minutos no site da Sefaz de cada estado do Brasil. O processo de consulta pode ser feito em dentro de poucos minutos, pois as etapas são simples e fáceis.

  1. Inicialmente, acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado.
  2. No menu ‘Serviços’, selecione a opção ‘IPVA 2020’.
  3. Então, escolha o ano de emissão do guia de recolhimento (2019 ou anos anteriores) e digite a sequência numérica do RENAVAM e também da placa – que podem ser conferidas no documento do veículo.
  4. Ao término do preenchimento dessas informações solicitadas, clique em ‘Consultar’. Se todos os dados informados estiverem corretos, o proprietário poderá realizar a consulta ao valor do IPVA 2020, assim como ao guia de recolhimento.
Exemplo: Como Consulta Valor IPVA 2020 SP
Exemplo: Como Consulta Valor IPVA 2020 SP

Tabela IPVA 2020

As datas de pagamento do IPVA 2020 estão organizadas por meio da tabela do IPVA 2020. Cada data de pagamento é definida de acordo com a numeração final da placa do veículo. Na tabela, estão definidas data de pagamento para cota única com desconto, cota única sem desconto e também referente a quantidade de parcelas.

O calendário de pagamento do IPVA é atualizado anualmente e divulgado no início de cada ano pela Secretaria Estadual da Fazenda. Para evitar o pagamento de juros referente ao atraso da quitação do boleto do IPVA 2020, é necessário que o proprietário fique sempre atento as datas posicionando a tabela em lugar visível.

Tabela de Vencimento IPVA
Tabela de Vencimento IPVA

Pagamento IPVA 2020

Por ser um imposto estadual, cada unidade da federação detém suas próprias regras de pagamento do IPVA 2020. Entretanto, na maioria dos estados brasileiros, o pagamento do IPVA pode ser dividido em até 3 meses, tendo alguns outros estendo até um pouco mais desse prazo.

Grande parte dos estados possibilita que os proprietários realizem a quitação do IPVA 2020 das seguintes maneiras:

  • À vista com abatimento no mês de vencimento referente a primeira parcela
  • À vista sem abatimento no mês posterior ao vencimento da primeira parcela;
  • Parcelado em três meses de acordo com o número final da placa do veículo.

O pagamento da guia de recolhimento do IPVA 2020 pode ser efetuado em agências bancárias credenciadas, como:

  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil e;
  • Itaú.

Alguns estados enviam o boleto do IPVA até a residência do proprietário por meio dos Correios, no entanto, também é possível emitir através do site da Secretaria da Fazenda de cada estado.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...