IPVA Atrasado 2020

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ou simplesmente IPVA (como é mais conhecido) é um tributo que deve ser pago todos os anos pelos proprietários de veículos. Caso, você deixe o IPVA atrasado 2020 isso poderá gerar alguns problemas a você. Veja abaixo como realizar o pagamento do IPVA atrasado 2020.

Como se sabe, cada unidade da federação através do DETRAN e Secretaria da Fazenda (SEFAZ) realiza a cobrança do imposto, com valores e prazos de pagamento específicos para cada estado brasileiro.

IPVA Atrasado 2020
IPVA Atrasado 2020

Por isso, o contribuinte deve ficar atento a estes detalhes senão acaba perdendo o prazo de pagamento.

Mas se você não anotar ou não criar um lembrete no seu celular poderá se esquecer. Caso você tema que isso lhe ocorra ou acabou perdendo o prazo para a quitação do seu IPVA 2020, fique tranquilo que irei te apresentar, ao longo deste artigo, o que se deve fazer para regularizar a situação do IPVA atrasado 2020.  Confira todos os detalhes a seguir.


IPVA Atrasado 2020

Não é bom deixar de pagar os impostos, mesmo que você tenha esquecido o prazo, pois acaba entrando na situação de inadimplência. Para evitar problemas com a fiscalização o mais recomendável é que você quite o quanto antes o seu IPVA atrasado 2020.

Para ter ideia, o pagamento deste imposto pode ser realizado em qualquer uma das agências bancárias credenciadas, assim como também nas unidades do DETRAN de cada estado brasileiro.

Para efetuar o pagamento do IPVA atrasado 2020 é necessário que se utilize de uma guia própria atualizada. Que virá com o valor do tributo acrescido de juros e/ou multa pelo atraso. Mas se você não possui o documento é só ler atentamente o próximo tópico que irei te explicar como obter a guia de pagamento do IPVA atrasado 2020.

VEJA TAMBÉM:


Como Pagar IPVA Atrasado 2020

Para pagar o seu IPVA atrasado 2020 e ficar em dia com os órgãos de fiscalização é só fazer o seguinte:

  • Acesse o site oficial do DETRAN do seu estado;
  • Consulte a situação do seu veiculo;
  • Informe a placa e o RENAVAM do seu veiculo;
  • Imprima o boleto de pagamento do IPVA atrasado.
Consulta IPVA Atrasado RS
Consulta IPVA Atrasado RS

Em seguida, efetue o pagamento do mesmo nas:

  • Agências bancárias e;
  • Postos autorizados ou então no seu banco por meio do internet banking.

Como Parcelar o IPVA Atrasado 2020

As vezes por algum imprevisto nem sempre se consegue quitar uma conta integralmente como se deseja. Caso você perceba que o valor total de pagamento do seu IPVA atrasado 2020 tenha ficado superior as suas expectativas iniciais saiba que é possível pagar o imposto de forma parcelada.

Dependendo da sua localidade, os órgãos arrecadadores oferecem como alternativa o pagamento parcelado em até 3 vezes. Com o valor total dividido de forma igualitária para cada parcela.

Para solicitar o parcelamento do seu IPVA atrasado 2020 é só fazer o seguinte:

  • Compareça pessoalmente a uma unidade da Secretaria de Fazenda do seu estado com todos os documentos originais do veiculo e os seus documentos pessoais de identificação.
  • Ao solicitar o parcelamento para o atendente ele vai conferir a sua situação e lhe apresentar uma proposta
  • Assim que fecharem o acordo, o atendente emitirá um novo boleto do IPVA
  • Em seguida, é só quitar o seu IPVA atrasado 2020 dentro dos novos prazos estipulados.

Multa IPVA atrasado

Bom, embora já tenha dito não custa ressaltar que se você não pagar o seu IPVA 2020 dentro do prazo estipulado pelo DETRAN em seu calendário próprio precisará quitar o imposto com multa acrescida.

Para mais detalhes, confira à seguir:

A titulo de informação, os chamados juros de mora podem chegar a aproximadamente 20% do valor presente no documento atrasado. E mais uma taxa de 1% ao mês que se refere aos valores atrasados inicialmente.


Consulta IPVA Atrasado 2020

Para fazer a consulta do seu IPVA atrasado 2020 é só seguir os procedimentos abaixo:

  • Acesse o site do DETRAN do seu estado
  • Procure pela opção “IPVA”
  • Ao ser redirecionado, informe na nova página o número do seu RENAVAM
  • Digite o código de segurança apresentado pelo sistema
  • Depois é só clicar no botão “Consultar” e conferir os dados do seu IPVA 2020.

Pronto. Feito isso você fica sabendo de todos os detalhes e, se quiser, poderá imprimir a página para conferir os dados mais facilmente.
Não perca mais nenhuma novidade. Cadastre-se e receba a nossa newsletter. Até a próxima!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...