IPVA Proporcional 2020: Como Funciona? Prazos e Cálculo

O IPVA é um imposto criado pelos governos estaduais para o recolhimento de tributos sobre veículos automotores, que podem ser micro-ônibus, carros, motos, ônibus, caminhões, caminhonetes, dentre outros. Dentre as opções do IPVA, existe o IPVA proporcional 2020, que é o imposto voltado para aqueles proprietários que adquiriram um carro novo somente em uma parte do ano, não sendo justo este proprietário pagar o tributo para o ano todo. Abaixo você pode conferir mais sobre o IPVA proporcional.

O IPVA é cobrado dos os anos destes proprietários e com este dinheiro arrecadado os governos investem em diversas questões para melhorar a qualidade de vida da sociedade. Investem para melhorar ruas e rodovias, na saúde, educação, dentre outros segmentos importantes da sociedade.

IPVA Proporcional 2020
IPVA Proporcional 2020

O que é IPVA Proporcional

O IPVA proporcional é uma modalidade do imposto pensando naqueles proprietários que compraram um veículo no meio do ano ou final do ano, por exemplo.

O valor do tributo é cobrado proporcionalmente de acordo com o tempo em que o veículo será usado. Por exemplo, o proprietário comprou um carro novo no mês de outubro. Não será justo cobrar IPVA dos meses entre janeiro e setembro, já que nesse período o carro não foi usado.

O proprietário vai pagar um IPVA proporcional do tempo que ele comprou, que seria no ano comprado de outubro até dezembro. Nos próximos anos o IPVA 2020 do veículo terá o valor normal como de todos os outros.

O que é IPVA Proporcional
O que é IPVA Proporcional

Veja também: Parcelamento IPVA 2020.

Como Calcular o IPVA Proporcional 2020

Mesmo existindo esta modalidade, ela não é muito usual, ou seja, não é muito vista sendo usada a todo momento. Por isso muitos proprietários acabam tendo dúvidas do que é o IPVA proporcional 2020, como ele funciona, quando vale e como faz o cálculo do valor que será pago do imposto proporcional.

Esse cálculo do IPVA proporcional, para quem ainda não sabe, vai de acordo com o ano-calendário, que vai de janeiro a dezembro.

  • A partir daí o proprietário deverá ver em seu Estado quanto é o valor do IPVA de acordo com o modelo e valor do veículo;
  • Depois multiplicar pela quantidade restantes de dias do ano;
  • E então dividir pelo total de dias no ano.
Cálculo PVA Proporcional 2020
Cálculo PVA Proporcional 2020

Assim o proprietário chegará no valor do seu IPVA proporcional, pagando apenas um valor do que será usado do veículo naquele ano. Os outros proprietários deverão pagar o IPVA integral.

✓ Acompanhe as novidades:

Prazo de Pagamento do IPVA Proporcional

O prazo de pagamento do IPVA proporcional 2020 é diferente do prazo de pagamento do IPVA integral. Também é importante deixar claro que o IPVA proporcional só é válido para veículos zero-quilômetro comprado em lojas ou do exterior.

  • O IPVA normalmente é cobrado de acordo com o número final da placa dos veículos;
  • Já o IPVA proporcional é definido de acordo com a data de emissão da nota-fiscal do veículo.

O IPVA é um imposto estadual, então cada ente da federação pode definir os seus prazos de pagamento e todo o processo do tributo. Normalmente o IPVA pode ser pago de uma vez (com desconto ou sem) ou dividido em até 3 vezes.

Além do IPVA, o proprietário também precisa pagar a taxa de licenciamento e DPVAT para receber o seu documento do veículo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...