Parcelamento IPVA 2020

Parcelamento IPVA 2020 – O IPVA é um dos tributos mais importantes que o contribuinte proprietário de veículo automotor precisa quitar anualmente. É através da arrecadação deste tributo que várias melhorias públicas são realizadas em beneficio de toda a sociedade. Ainda é possível realizar o Parcelamento IPVA 2020, confira como abaixo:

Por isso que a cobrança é obrigatória e quem não cumpre com esta importante obrigação fica em situação irregular e pode acabar sendo parado em blitz policial. E uma vez parado corre o risco de ter o seu veículo apreendido.

Parcelamento IPVA 2020
Parcelamento IPVA 2020

Quando o veículo é recolhido pelos órgãos de fiscalização como, por exemplo, o DETRAN você acaba enfrentando problemas, pois precisará desembolsar uma grana maior para ter o direito e/ou liberação de retirada do veículo.

Em outras palavras, a forma mais segura e fácil de evitar problemas é quitar o seu IPVA 2020. No artigo de hoje vou te mostrar como manter a sua situação regularizada através do parcelamento do seu IPVA 2020. Confira todos os detalhes a seguir.


Parcelamento IPVA 2020

Você sabia que se quiser (e precisar) poderá realizar o Parcelamento IPVA 2020? É isso mesmo! Se você tiver algum imprevisto e não puder quitar o seu imposto em uma única etapa (cota única) poderá efetuar o pagamento por meio de parcelas.

Vale ressaltar que esta alternativa é válida e importante, pois os valores do IPVA 2020 infelizmente não são baixos e o seu pagamento é de caráter obrigatório.

Parcelamento IPVA 2020
Parcelamento IPVA 2020

Para ter ideia, os valores do IPVA sofrem variação devido a fatores como:

  • Modelo e/ou;
  • Ano do veículo;
  • Mais a alíquota cobrada por cada estado brasileiro.

Agora, se você não sabe o que é preciso fazer para parcelar o seu IPVA 2020 é só ler o próximo tópico com bastante atenção. Continue comigo!

CONFIRA TAMBÉM:


Como Parcelar IPVA Vencido 2020

O IPVA 2020 é cobrado em todos os estados brasileiros pelo DETRAN e pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Em cada uma das unidades federativas é adotado um calendário de pagamento, cujos prazos de vencimento diferem de um estado para outro.

Por isso, é muito importante que os contribuintes fiquem bastante atentos as datas para não se esquecerem e principalmente não perder os prazos. Senão precisarão quitar o IPVA 2020 com o acréscimo de juros e multa.

Como Parcelar IPVA Vencido 2020
Como Parcelar IPVA Vencido 2020

Como toda obrigação financeira o ideal é quitar dentro dos prazos legais para ficar em dia e tranquilo. Mas quando acontece de ficar em atraso o melhor mesmo é quitar o mais rápido possível para evitar acúmulos, o que acaba dificultando ainda mais a regularização.

Caso o seu IPVA tenha vencido e deseja saber como parcelar o seu pagamento você deverá fazer o seguinte:

  • Acesse o site oficial do DETRAN do seu estado
  • Informe o número do seu RENAVAM, CPF e/ou placa do veículo
  • Na nova página, verifique a situação atual do mesmo
  • Observe se existe pendências como, por exemplo, multas
  • Verifique se existe possibilidade de parcelamento online do IPVA 2020
  • Caso não encontre essa opção ou o sistema lhe apresente alguma mensagem que se pode solicitar o parcelamento presencial, imprima a página
  • Junte os seus documentos pessoais e do veículo (todos originais) e se dirija até uma unidade da SEFAZ da sua região.
  • Solicite ao atendente o parcelamento do IPVA
  • Depois é só verificar as opções apresentadas e escolher a que fica melhor para você

Desconto IPVA 2020 à vista

A melhor forma de quitar o seu IPVA 2020 é realizar o pagamento à vista. Uma vez que essa é a única opção em que você terá desconto. Para contar com essa vantagem é necessário que se acompanhe o calendário divulgado pelo DETRAN do seu estado, pois o vencimento da cota única é diferente das demais datas, e geralmente é a primeira data.

Ou seja, se você não efetuar o pagamento da cota única dentro do seu respectivo prazo deverá pagar o seu IPVA dentro dos prazos de parcelamento apresentados, cujos valores não contam com desconto.


Valor do IPVA 2020

Muitos contribuintes não sabem como é realizado o cálculo do IPVA. Mas saiba que é mais fácil do que se imagina. Para isso, você deverá saber o valor venal do seu veículo e multiplicar pela respectiva alíquota cobrada no seu estado. Assim sendo, o resultado que obtiver deste cálculo será o valor do IPVA.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,75 out of 5)
Loading...